2017, 20 anos do I ENAV

O ano de 2017 marca o vigésimo aviversário do I ENAV (Encontro Nacional da Aviação Virtual) que ocorreu de 21 a 23 de Novembro de 1997 em Brasília.
Aguardem para mais informações a respeito e, quem sabe, um encontro para marcar esta data histórica.

FOTOS

 

Saiba mais sobre os ENAVs

O Encontro Nacional da Aviação Virtual – ENAV nasceu de uma ideia dos frequentadores da lista de mensagens via Internet FSIM-BR, a primeira lista brasileira de interesses ligados à simuladores de vôo no Brasil, idéia esta que visava exclusivamente ao congraçamento das centenas de aficcionados da aviação, espalhados pelo país e que não se conheciam pessoalmente, apenas pela troca de mensagens via Internet.
Muitos são os colegas que hoje participam deste fórum de discussão. São jovens adolescentes que almejam seguir a carreira aeronáutica, ávidos por conhecimentos que lhes permitam voar, tanto as velhas águias como os mais modernos aviões comerciais. Homens maduros e já com avançada idade e que um dia sonharam pilotar algumas destas maravilhas voadoras, mas que o destino os fez seguir outra carreira. Alunos de escolas de aviação que se utilizam dos diversos simuladores de vôo em seus computadores pessoais, ganhando mais experiência no que diz respeito aos vôos IFR, treinando suas habilidades, ensinado e aprendendo, relatando suas experiências. Pilotos da aviação real, tanto militar como comercial, grande fonte de aconselhamento e de esclarecimento de dúvidas dos menos sabedores. Controladores de Vôo transmitindo seus conhecimentos e orientando a nova sensação da simulação, ou o vôo controlado via Internet.
Durante as comemorações da Semana da da Asa em outubro de 1996 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, alguns pioneiros da Lista FSIM-BR, reuniram-se no CIAAR, na Pampulha e acabou num animado churrasco. Por pura brincadeira, as fotos deste encontro foram colocadas no sítio de FTP da lista e terminaram por animar os colegas de Brasília a comparecerem a BH em setembro de 1997. Neste novo encontro, além desse pessoal de Brasília, juntaram-se mais alguns de Belo Horizonte. Foi aí que, entre toques e arremetidas do PT-EMT, que na época era pilotado por um de nossos mais queridos assinantes, apareceu a idéia de um encontro mais amplo, um ENAV!
O primeiro encontro foi realizado de 21 a 23 de novembro de 1997, na cidade de Brasília, tendo reunido mais de 20 participantes dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e do próprio Distrito Federal.
A bela cidade de Florianópolis, estado de Santa Catarina, foi escolhida como sede do segundo encontro, realizado de 10 a 12 de outubro de 1998. Compareceram àquele evento mais de 35 participantes, mormente dos estados do sul do país.
O terceiro ENAV, denominado de O Vôo do Milênio, foi realizado novamente em Belo Horizonte, de 9 a 12 de outubro de 1999, contando com a participação de mais de 60 aficionados da simulação de vôo e da prórpia aviação real, oriundos dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, além de, claro, muitos participantes de Minas Gerais.
Tendo sido escolhido para sediar a quarta realização do encontro dos aviadores virtuais, o Rio de Janeiro ofereceu inúmeros atrativos aeronáuticos capazes de deixar qualquer amante da aviação extasiado. São sete aeroportos, variando desde os de pequeno porte (Jacarepaguá e Nova Iguaçu), passando pelos militares (Base Aérea de Santa Cruz, Campo dos Afonsos e Marambaia) até os grandes comerciais como o Santos Dumont, importante pela ponte aérea com a maior cidade do Brasil, São Paulo, e o imponente Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, mais conhecido como Galeão. Isto sem falar das pistas de grama dos campos de ultraleves (Clube da Aeronáutica e Clube Esportivo de Ultraleves – CEU), além da não menos importante área industrial da VEM e seu CTO (Centro de Treinamento de Operações). E não podemos nos esquecer da gloriosa Marinha do Brasil, com seu arsenal capitaneado pelo porta-aviões Minas Gerais. Tudo isso e muito mais foi visitado no Quarto ENAV.
De volta ao cerrado Brasileiro, a quinta edição do ENAV aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2001 na cidade de Goiânia/GO e contou com a participação de aviadores virtuais de São Paulo, Rio de Janeiro, Uberlândia e Goiânia.
Já a sexta edição do ENAV ocorreu em Petrópolis, na casa do amigo Paulo Figueiredo quando da inauguração do primeiro home cockpit do país, no dia 16/11/2002.
Após em hiato de seis anos foi realizado o VII ENAV, de volta na linda Florianópolis/SC durante os dias 10, 11 e 12 de outubro de 2008 na Base Aérea de Florianópolis, junto com o evento de Portões Abertos.
O VIII ENAV aconteceu nos dias 03 e 04 de outubro de 2009 na Base Aérea de Florianópolis, novamente junto com o evento de Portões Abertos e com a participação da Esquadrilha da Fumaça/EDA.

Em 2010 com o nome de I Seminário Brasileiro de Simulação de Vôo novamente na cidade de Florianópolis/SC nas dependências da Base Aérea de Florianópolis, tivemos nosso dia de palestras e depois participamos dos Portões Abertos, com a Esquadrilha da Fumaça nos dias 09 e 10 de outubro de 2010.

A Associação Brasileira dos Pilotos Virtuais – ABRAPIV (O Mega Portal da Simulação de Vôo no Brasil), um órgão não-governamental, sem fins lucrativos, que congregará todos os usuários de simuladores de vôos no Brasil, é a encarregada de executar estes encontros nacionais.