Boa Viagem, Amigo FCM!

Recebemos hoje por meio do site Portal O Dia.com a notícia da partida para os FLs superiores do amigo Fernando Cronemberger Miranda no dia 20 de Fev de 2016. Leia aqui o link original, mas copiarei a mensagem abaixo.

Para quem não o conheceu ou não sabe o que ele fez o Fernando e Alcides foram os responsáveis pelo primeiro conjunto de cenários brasileiros completos para o Flight Simulator, isso ainda no FS5.1! Alcides já nos deixou em 01 de Fev de 2004. 

Acredito que agora eles estejam planejando os novos cenários. FERNANDO BOA VIAGEM! AMIGOS, MEU MUITO OBRIGADO! 

André Ricardo Righetto, pela ABRAPIV.


A seguir o texto do portal O Dia.

Um nome para a história

Adeus ao Dr.Fernando Cronemberger

20/02/2016 16:06h – Atualizado em 20/02/2016 17:32h

Recebi hoje a triste e lamentável notícia do falecimento do Dr.Fernando Cronemberger Miranda, profissional renomado de medicina no Piauí. O fato ocorrido na madrugada deste dia 20 de Fevereiro em São Paulo, SP, deixa amigos e familiares enlutados, seu nome fica para a história.

 

Mas por que fica para a história? Como profissional de medicina respeitado e altamente qualificado qualificado (inclusive faleceu em vias de obter seu doutorado! Como aviador desportivo de papel relevante neste segmento no Piauí, inclusive seu nome é gravado na sede do Clube de Ultraleve do Piauí e devo destacar ainda seu papel na simulação de voo brasileira, este sim o seu trabalho que eu mais conheço.

 

 


O Dr.Fernando realizando o que mais gostava - foto de Vianey Moura
O Dr.Fernando realizando o que mais gostava – foto de Vianey Moura

 

Usuários do software Microsoft Flight Simulator nas versões 5.1, 95 e 98 conhecem e muito o nome Fernando Cronemberger Miranda, então um abnegado que dedicou horas e horas para programar toda região Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil para que nós entusiastas do software pudéssemos “voar” por tais regiões, um trabalho de proporções gigantescas, principalmente quando lembramos que isso ocorreu a 20 anos atrás onde a internet engatinhava no Brasil e os recursos de software eram bem diferentes do que temos hoje. Quantas horas me divertir graças a seu trabalho, feito de coração e gratuito para todos, mais recente fez os aeródromos que compõe a chamada TMA Teresina para usuários do Flight Simulator X, mais uma vez detalhando muito melhor do que o básico original do software a nossa capital, centenas de pessoas no mundo inteiro usufruíam de seu trabalho na aviação virtual, sem gastar um centavo e adquirindo momentos de entretenimento. Era piloto virtual da famosa virtual airline VBA, onde era conhecido como FCM-PI. Enfim um nome já marcado na história e agora eternizado pela sua ausência física.

 

Por razões diversas em minhas idas até THE não pude o conhecer e planejava isso em oportunidade futura, o que não será mais possível agora, mas deixo aqui registrado o meu muito obrigado por todo trabalho desempenhado em prol da aviação no Piauí, seja na tela de um computador ou na aviação desportiva local.