Curso de Vôo IFR

Curso de Vôo por Instrumentos nos Simuladores

Olá a todos! Meu nome é Paulo Marcelo Soares. Tenho 40 anos, vôo desde os 16 e tenho cerca de 9000 horas de vôo sendo mais de 6000 em jatos de alta performance como o E195 da Embraer, Fokker 100, Airbus A319, A320 e A330. Acessando a Internet, notei um grande interesse por parte de seus participantes em aprender os fundamentos do vôo IFR. Creio que os simuladores  de vôo, especialmente o ATP da Sublogic e o FS 5 da Microsoft podem ser ótimas ferramentas para o treinamento do vôo IFR. Logicamente, apenas o treinamento nestes simuladores não é suficiente para habilitar um piloto a voar em condições meteorológicas IFR reais, porém, podem tornar-se muito úteis para aqueles que já sabem voar IFR e desejam aperfeiçoar a indispensável agilidade mental necessária para a  operação em condições meteorológicas adversas. Iniciarei um breve curso de vôo por instrumentos para os Simuladores de Vôo FS 5.X  e ATP. Deve-se ter em mente que este é um curso destinado a mostrar apenas os aspectos básicos do vôo IFR, por isso, alguns pontos podem ser tratados  um tanto quanto superficialmente. Para quem quiser se aprofundar no assunto, recomendo a leitura de livros específicos. Podem geralmente ser encontrados nas livrarias dos  aeroportos. Em São Paulo eu recomendo a Espaço Aéreo, e a Go-Ahead’s, ambas localizadas no Campo de Marte. No Rio e em Belo Horizonte, recomendo a Skyshop, nos aeroportos  Santos Dumont e Pampulha, respectivamente. Em Goiânia há também uma livraria muito boa no Aeroporto Santa Genoveva. Críticas e/ou comentários serão bem recebidos através deste formulário de contato.

No FS 5. X será usado o Cessna 182 como avião padrão. Para o pessoal do ATP será criado um capitulo à parte. Logicamente, todas as informações aqui contidas se aplicam a qualquer outro simulador de vôo.

Devo ainda alertar a todos de que este curso  tem caráter informal, com informações destinadas ao uso exclusivo em simuladores de vôo  e  não deve encorajar o seu leitor a voar em condições IFR  em aeronaves reais de qualquer  tipo caso ele não seja habilitado. O autor não se responsabiliza por qualquer dano que venha a ser causado pelas informações contidas neste texto.

Para fazer esse curso, contei com a  valiosíssima colaboração do Tenente-Coronel Aviador Francisco Xavier Silva dos Santos, que fez a revisão geral do texto, acrescentando mais detalhes e colocando toda a sua experiência de mais de 40 anos de vôo, tanto na Força Aérea Brasileira, quanto na Aviação Comercial, a fim de garantir a qualidade desta obra. Outra colaboração valiosa foi do Cláudio Henrique Fortes Félix, que contribuiu para a  melhoria do lay-out dos textos. Nós gastamos  muito tempo e esforço para preparar esse curso. Eu vejo a Internet como um meio de divulgar conhecimento. Por isso esse curso está sendo distribuído de graça. O autor proíbe terminantemente a inclusão deste material em qualquer mídia (impressa ou eletrônica) destinada à venda, bem como a publicação deste material em qualquer tipo de mídia impressa ou eletrônica (incluindo sites na Internet) assim como a alteração do formato deste arquivo e/ou seu conteúdo sem prévia consulta ao autor.