Aula 06 – Interceptando Radiais pelo VOR

O método para interceptar radiais pelo VOR é análogo ao empregado para interceptar QDRs no ADF. Selecione a radial de afastamento desejada, colocando o seu rumo no OBI. Veja para que lado o CDI está deflexionado. Caso esteja para a direita, voe para uma proa  30 graus maior que o rumo selecionado no OBI. Caso o CDI esteja  deflexionado para a esquerda, voe com uma proa 30 graus menor que o rumo selecionado no OBI. Aguarde o CDI centrar e voe na proa que está no OBI. Dependendo da sua posição, talvez o indicador TO/FROM ainda esteja em TO. Mantenha o rumo que após sobrevoar o VOR ele irá para  FROM. Quando você estiver com o CDI centrado e o indicador em FROM,  estará na radial  escolhida. Se o indicador estiver em TO você estará na radial oposta. Veja a figura abaixo:

 

Interceptando Cursos pelo VOR:

Para interceptar um CURSO, a técnica é a seguinte: Primeiro veja qual curso você está cruzando. Para isso vá aumentando o valor no OBI até que o indicador TO/FROM esteja em TO e o CDI esteja centrado. Esse é o curso que lhe levaria diretamente ao VOR. Para interceptar o curso desejado, você tem que voar com uma proa maior (ou menor, dependendo da posição em relação à radial) do que o rumo que está no OBI. Veja a figura. Note que se neste caso você tivesse voado na proa 100,  não conseguiria  interceptar a RADIAL 270. O CDI iria centrar, mas somente após o bloqueio do VOR. Aí você já estaria na radial 090. Note que quanto mais próximo você estiver do VOR, maior vai ter que ser o seu  ângulo de correção.  Veja a figura da página seguinte:

 

Navegando com o VOR:

Bem… Agora que aprendemos o funcionamento básico do VOR vamos usá-lo para a nossa navegação. Faremos um vôo saindo de Meigs Field, passando pelos aeroportos de O’Hare, Midway, de volta a Meigs a finalmente pousando em O’Hare.

Coloque o avião na cabeceira 36 de Meigs, sintonize nos 2 VORs a freqüência 113.9 (Chicago O’Hare). No OBI 1 coloque o rumo em 280. No OBI 2 coloque o rumo 100. Preste atenção ao que vai acontecer: No VOR 1 o indicador To/From vai ficar em TO e o CDI vai deslocar-se para a DIREITA. No VOR 2 o indicador TO/FROM vai ficar em FROM e o CDI vai deslocar-se para a ESQUERDA.

Decole e mantenha a proa 001, suba para 1500 pés. Após voar um certo tempo você vai notar que o CDI no VOR 1 vai começar a deslocar-se para a  esquerda, em direção ao centro, e o VOR 2 vai começar a deslocar-se para a  direita, também em direção ao centro. Comece a fazer uma curva para a esquerda para a proa 280, de modo a interceptar o curso 280. Faça pequenas correções para a direita ou esquerda de modo a manter centrado o CDI do VOR1. Note que quando o CDI do VOR 1 estiver centrado, o CDI do VOR 2 também vai estar centrado. Estamos voando na RADIAL 100 (100 FROM) que é a mesma coisa que o CURSO 280 (280 TO). Note que quando o CDI do VOR 1 vai para a direita, o CDI do VOR 2 vai para a esquerda na mesma proporção. Continue voando no CURSO 280, dentro de alguns instantes você vai ver o aeroporto de Chicago O’Hare e  mantendo-se neste curso você vai passar praticamente sobre a cabeceira da pista 27 R. Após o bloqueio do VOR, selecione no VOR 1 o curso 149. Você observará que o CDI vai para a esquerda e o indicador vai para TO. Vire para a esquerda, proa 120 e voe nesse rumo. O indicador vai passar para FROM e em pouco tempo você vai estar interceptando a RADIAL 149. Voe na proa 149 e mais algum tempo você estará aproximando do aeroporto Midway. Após passar por Midway, vire para a esquerda, proa 090. Selecione no VOR 2 a  freqüência 114.2 e coloque o rumo 353 no OBI. O indicador estará em FROM e o CDI vai para a direita. Voe no rumo 090 até interceptar a RADIAL 353 e voe nesta radial. Você irá sair em cima da cabeceira 36 de Meigs. Coloque no VOR 1 o rumo 305. Você verá o indicador ficar em TO e o CDI vai para a  esquerda. Estamos então à direita do rumo que nos levará a cabeceira 32 de O’Hare. Vamos fazer uma correção de curso: reduza o rumo no OBI até ele centrar com o indicador em TO. Deve dar por volta de 298.

Veja que 298 é o rumo para se voar diretamente para o VOR. Para interceptarmos o curso antes do VOR, a nossa proa tem que ser MENOR do que 298. Faça uma correção então de 30 graus para a ESQUERDA do curso direto para o VOR. Preste atenção. Iremos interceptar o CURSO 305, para isso voaremos no rumo 268, que é 30 graus menor que o CURSO PARA O VOR. Não confunda e voe com o rumo 275 que é 30 graus menor que o CURSO DESEJADO. Se você fizer isso talvez não dê para interceptar o curso 305 antes do VOR. Quando o CDI centrar, voe na proa 305 fazendo os ajustes necessários, que você vai sair próximo da cabeceira 32. Bom Pouso!

Perdendo-se com o VOR…

Agora que vimos como podemos nos orientar com o VOR, vamos ver como podemos nos perder…Como eu havia dito anteriormente, a indicação do VOR  não depende da proa da aeronave, ou seja, teremos a mesma indicação do CDI independente do rumo que estivermos voando. Veja a figura:

 

Agora veja o que pode acontecer se você não raciocinar antes de usar o VOR: Suponha que você está voando com proa 090 e foi instruído a aproximar-se do VOR na RADIAL 090. A sua situação vai ser  a da figura:

 

Lembre-se que para se APROXIMAR por uma RADIAL deveremos colocar no OBI o rumo da recíproca. Ou seja, se nos for ordenado aproximar pela RADIAL 090, deveremos selecionar no OBI o CURSO 270. Muitos aviadores acabam colocando 090 no OBI e nessa situação vão na realidade se afastar do VOR…Note que no caso da ilustração deveríamos curvar para a direita e voarmos com uma proa 30 graus MENOR que 270. Mas olhando o indicador sem raciocinar…poderíamos achar que é para virar à esquerda…Lembrem-se! Usem a cabeça e façam uma figura mental antes de operar o VOR !

A independência das indicações do VOR da proa da aeronave ainda gera outra dificuldade na interceptação de cursos e radiais pelo  VOR. Para saber qual a proa a se tomar para interceptar um determinado CURSO deveremos fazer o seguinte: Imagine a situação da figura abaixo. Nos foi ordenado aproximar pela RADIAL 180, ou seja, deveremos colocar no OBI o CURSO 360. Vemos então que o CDI foi para a esquerda e o  indicador ficou em FROM. Ao checarmos a radial que estamos cruzando, vemos  estar na RADIAL 060 (240 TO ou 060 FROM) Se apenas colocarmos uma proa  30 graus menor que o curso 240, ou seja, proa 210, iremos eventualmente interceptar a radial, mas estaremos nos afastando do VOR…Para interceptar radiais nestas situações, procederemos da seguinte maneira. Veja a figura:

Preste atenção no potencial de se perder se você não estiver atento! Após passar o  través do VOR, você deve fazer curva para a DIREITA, mas o CDI está deflexionado para a ESQUERDA…Lembre-se que você está em um rumo oposto ao selecionado no OBI, logo as indicações não podem ser aplicadas diretamente à sua proa. Lembre-se: Faça sempre uma figura mental da sua posição!