Aula 12 – O HSI

O Horizontal Situation Indicator é um instrumento que veio facilitar  muito  a navegação pelo VOR. Ele mostra  de uma só vez informações de proa e desvio em relação ao curso/radial selecionado. Seu uso é quase que intuitivo. Veja na figura abaixo os seus componentes:

 

Para voar em um curso, o piloto seleciona no OBS o curso a ser voado. O ponteiro  do OBI vai apontar para o rumo selecionado no OBS. Note que se fizermos uma curva o ponteiro acompanha o movimento do Giro Direcional. Note que o indicador TO/FROM vai agora apontar ou para a ponta da seta (TO)  ou para a traseira (FROM). Veja que também temos indicação de Glideslope e de DME.

Interceptando Radiais com o HSI:

Veja agora uma interceptação de curso/radial  na prática. Note como é bem mais fácil interceptar um curso com o HSI.

 

Note que temos uma boa noção (visão pictorial) da nossa proa em relação ao rumo que deveremos tomar para interceptar o curso/radial. Outra vantagem do RMI é que ele evita confusões causadas por estarmos voando em um rumo oposto ao do curso selecionado. Com ele, para interceptar uma radial ou curso, basta voarmos na direção da agulha do CDI, mas devemos prestar atenção na posição do indicador TO/FROM para ver se estamos nos afastando ou nos aproximando do VOR. Em uma aproximação Back Course não precisamos nos preocupar em lembrar se estamos fazendo curva para o lado certo. Basta selecionarmos no OBS o rumo do Front Course e voar para a agulha. Veja a figura da página seguinte, onde são mostradas 3 situações em relação a um curso e como elas aparecem no HSI e nos indicadores de VOR convencionais. Note a facilidade de nos posicionarmos com o HSI. Note que não precisamos fazer uma figura mental…Ela está desenhada no próprio HSI…Note que o indicador TO/FROM no HSI vai sempre apontar para o VOR.

 

Fazendo aproximações ILS com o HSI:

As aproximações ILS, da mesma maneira que as aproximações VOR, ficam bem mais simples se feitas com o HSI. O indicador do Glideslope funciona exatamente da mesma maneira que o de um indicador de GS comum. Como eu já havia falado anteriormente, no ILS, a indicação do CDI não depende do rumo colocado no OBS. Mesmo assim, coloque sempre no OBI o curso de aproximação. Lembre-se que em uma aproximação com fortes ventos de través, a pista não aparecerá diretamente à frente do avião. Ela deverá aparecer um pouco à esquerda ou  direita do avião, dependendo do ângulo de correção de deriva. Use o HSI para determinar esse ângulo, vendo  quantos graus você está  corrigindo para compensar o vento.