Vôo em Lukla

Você acabou de chegar a Tribhuvan (VNKT), em Katmandu, curtindo uma viagem básica de férias exóticas (eu duvido alguém aqui sair de Guarulhos, fazer uma escala em Paris, e de lá voar direto pra Katmandu… aí sim você viajou de verdade). Você como turista, está indo para Lukla (VNLK), que é perto das montanhas (Pessoal do Aeroboteco conhece o local como ninguém). Uma boa aeronave para se fazer o vôo é um King Air 350, ou Twin Otter, porque faz decolagens e pousos em Lukla, bem como vôos em grande altitude. Não faça um plano IFR, pois o ATC te joga para uma final que você não consegue pousar. Antes de ir pra lá, coloque os cenários descritos nos links lá em baixo.

Ok. Decolando de VNKT, suba para, pelo menos, FL130, seguindo na radial 096º do VOR freqüência 112.30, até uma distância de 70nm. Depois disso, ligue o modo TERRAIN do seu GPS (default) e cuidadosamente procure um vale que está para o Norte. Siga dentro do vale para o Norte, enquanto desce para +/- 9.000 pés. Quando visualizar o aeroporto do seu lado RH, alinhe a aeronave com a pista (60º à direita) e pouse (ou pelo menos tente)!

Lukla – Mount Everest – Lukla

Assumindo que você seja preguiçoso demais pra escalar o Monte Everest no chamado pé2 (a pé mesmo), pegue um vôo de Lukla para a montanha e volte para Lukla. O King Air ainda pode ser uma boa escolha. Lembre-se, ele é Turbo. Se conseguir ir de outra forma, beleza. Decolando de Lukla, curve a direita e siga a baixa elevação para o Norte e depois nordeste. Suba para, pelo menos, FL290 se quiser conseguir ultrapassar a montanha (é amigo. Tu vai ter que subir mesmo). O ponto maior fica na seguinte coordenada: N27* 59.20′ E86* 55.52′. Você pode encontrar esse ponto visualmente, selecionando Shift + Z para ver a coordenada em que você se encontra no momento. De volta pra Lukla, você pode usar a mesma rota que te levou pra montanha. Quase não tem erro.

Lukla – Kathmandu

De volta pra Kathmandu, você pode voar uma rota menos direta pra chegar lá, assim dá tempo de curtir a paisagem. Use qualquer avião pra voar a baixa altitude. Use o GPS e siga o vale, indo para o Sul, saindo de Lukla para o NDB LDA e depois para o Oeste para Kathmandu. Você passa próximo de três aeroportos.

Addons Freeware: Montes do Himalaia LOD10 Mesh, volume #1 (Incluindo Mt. Everest + Kula Kangri): http://library.avsim.net/esearch.php?FileName=fs_him_01.zip

Montes do Himalaia vol. #2 + Mt. Everest Textures: http://library.avsim.net/esearch.php?FileName=fs_him_02.zip
Airports of Nepal, vol. #2: http://library.avsim.net/esearch.php?FileName=nepal_fs9_v2.zip
Atualização versão 2.1 (precisa do 2.0): http://library.avsim.net/esearch.php?FileName=nepal_fs9_v21.zip

São Addons importantes, porque trocam a pista de grama por uma pista pavimentada, e fácil de encontrar… hehehe…!! Se tiver grana, compra logo o cenário pago, com a pista com slope negativo: http://aerosoft-shop.com/product_info.php?products_id=121

Airlines para o vôo: Royal Nepal, Yeti Airlines e Shangrilá (boa essa, heim?!?) tem vôos regulares entre Kathmandu e Lukla. Eles voam o DHC-6 Twin Otter, demorando 40 minutos de vôo, em média. Você pode encontrar essa aeronave aqui: http://www.premaircraft.com/gtwotter/ Inclusive com a pintura da Shangrilá Air que está aqui: http://www.premaircraft.com/gtwotter2/index.html